Convocatória de arte correio Web
Projeto: Ajiaco Migratório
Técnica: Culinária livre
Medidas: fotografia digital qualquer tamanho, vídeo digital (máximo 3 minutos)
Data limite: sem data limite
opcionalmente pode enviar as fotografias para o endereço: carrera 25 # 20A-37 INT. Paipa, Boyacá, Colombia.
Código postal 150449
O ajiaco é uma sopa colombiana da zona central. Tem alguns ingredientes muito pontuais que, talvez, apenas seja possível consegui-los nessa zona do país.
O projeto ajiaco migratório é uma proposta que pretende recorrer o mundo através da comida, como uma maneira de vincular culturalmente. A partir dessa premissa apresentamos uma forma de preparar tal sopa sem os ingredientes específicos, ou seja, criamos uma versão alternativa da sopa. Posteriormente elaboramos um vídeo musical, em ritmo de cumbia villera para ensinar nosso modo de preparar essa sopa.
A proposta é: se você quiser pode fazer seu ajiaco migratório seguindo nosso vídeo musical, ou fazer uma versão livre dessa sopa, com ingredientes disponíveis a sua volta, e enviar para nós fotos onde apareçam a sopa e os cozinheiros e/ou um vídeo, de no máximo 3 minutos, junto com uma descrição da preparação, nome daqueles que prepararam, país, cidade e email.
Esses vídeos e fotos aparecerão em uma mostra do projeto ajiaco migratório na cidade de Buenos Aires no transcurso do ano de 2013.
Preparação e letra da cumbia do ajiaco migratório.
Essa é a cumbia do ajiaco migratório, migratório, migratório.
2 peitos de frango
2 milhos muito macios
4 dentes de alho
4 batatas negras
4 batatas brancas, porque a batata criolla não existe por aqui, não existe por aqui.
Também as ervas que se chamam guascas não existem por aqui, não existem por aqui e no seu lugar colocamos aipo, três talos de aipo, picado o aipo.
Além disso necessitamos:
1 frasco de alcaparras
2 abacates
Creme de leite
Sal e pimenta a gosto.
Agora vem a preparação.
Cozinhe o frango com os condimentos e cobertos pela agua. Quando ficar macio, tire o frango e na mesma água cozinhe as batatas, descascadas e picadas e o alho e os milhos cortados em rodelas.
Se amassam as batatas com um pouco de ajuda para que a sopa fique bem grossa, em seguida colocamos o aipo com outras batatas cortadas em pedaços para que ao comer a sopa esta tenha mais textura.
E mexe e mexe para não grudar.
Na hora de servir, desfiar o frango e adicionar à sopa, com um pinguinho de creme de leite e as alcaparras adornando o prato e os abacates são servidos separadamente cortados em rodelas.
E assim temos um delicioso ajiaco migratório.
A cumbia do ajiaco migratorio…
No hay comentarios.:
Publicar un comentario